09 junho 2015

ENTREVISTA: Quem fala de amor? O Escritor Roberto Ferrari!

 
Roberto Ferrari - São Paulo/SP
           

Nos honra o escritor e poeta, Roberto Ferrari, integrante do movimento de arte e cultura da Associação Cultural Poemas à Flor da Pele, por nos conceder essa entrevista para que possamos conhecer um pouquinho mais desse premiadíssimo autor.

Mesmo sendo engenheiro, que se pressupõe só gostar de números e ciências exatas, tem nas mãos e na alma a ciência do poema do amor, ele é um poeta que fal sobre o tema como ninguém.

Casado, mora em Carapicuíba/SP e está em todas as redes sociais atuais e tem um objetivo bem claro, ser conhecido e reconhecido, com a missão de divulgar a cultura.

É integrante da ALAF – 2013; da Academia de Letras de Buenos Aires – 2013; da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, Paris – 2013; Doutor Honoris Causa em Literatura pela FAMET de Belo Horizonte- 2013 e Conselheiro da ABRASCI – 2010 e ocupa a cadeira nro 39, cujo patrono é Vinicius de Moraes desde 2014.

(POEMAS) 1 – Como foi que se descobriu poeta e o que é para ti o ato de criar e em que momentos a inspiração chega? O que na verdade te inspira?

Roberto Ferrari - Eu nasci poeta e desde a minha juventude escrevi poesias. Acredito que não tenha sido uma descoberta e sim um afloramento da necessidade de escrever o que sentia em relação ao amor.

Para mim o ato de criar é sublime, é magnífico e não tenho um momento determinado para me inspirar, a minha inspiração vem a qualquer hora, vem quando a minha alma pede para falar.

No inicio minha inspiração vinha de uma musa, mas hoje me inspiro na vida, nas mulheres e no sentimento do amor.

(POEMAS) 2 - Quais, entre tuas obras, músicas, poemas, contos, que criastes e que te deixam realizado por ter feito. Coloque-os aqui para nós (pode ser também links de vídeos).

(RF) - Tenho varias poesias de minha preferência, mas vou colocar aqui duas delas

Beijo

Quero um beijo apaixonado,
Que me encante a alma e acalme minha paixão!
Quando te beijo nada escuto, fico longe,
Do mundo, perto do teu coração!
Vamos viver para o nosso amor,
E sentir a emoção deste momento!

O Sol na sua majestade,
Esplêndido e abrasador!
No alto as estrelas fulgurantes,
Brilham como diamantes!
E em nossas almas, brilha o amor!

Cante o luar
Cheio de um novo brilho!
Cante as estrelas
Cante o mar
Cante minha poesia este amor!

Morremos de amor, amada
E a cada beijo renascemos na paixão!..

Quero um beijo apaixonado,
Que me encante a alma e acalme minha paixão!
Quando te beijo nada escuto, fico longe
Do mundo, perto do teu coração!
Vamos viver para o nosso amor,
E sentir a emoção deste momento!


Entrega

Vamos nos amar!
Quero poder com esse amor
Viver no teu coração!
Viver, sofrer e amar essa dor
Que se entrega a paixão!
Quero morar na sua alma,
Em teus encantos,
E na tua formosura
Nos teus lábios ardentes
Quero poder beber do teu pranto
E poder me entregar por inteiro!

Quero sentir em teus lábios
A força da tua paixão,
Poder escutar dentro do teu coração 
as batidas descompassadas do amor,Quero em teu seio habitar
Quero tremer e sentir!
Nos seus olhares lânguidos, o desejo nascendo,
E teu corpo a vibrar,
Teus braços macios 
a me prenderem como grilhões da paixão,
Dos quais nunca quero me libertar,

Vem, amor, minha vida,
Minha alma, meu coração!
Que noite, que noite maravilhosa!
Como é doce o encontro do amor!
E entre os murmúrios do vento
Da noite ao mais lindo amanhecer,
Quero viver um só momento de paixão,
E morrer contigo de amor!

Tenho três poesias que foram musicadas pela cantora Vera Lima, que são Vida Louca, Amor e Paixão e Momento.

(POEMAS) 3 – Fale de suas obras, (coloque aqui imagens dos livros) e qual ou quais poemas que criastes e que te deixam realizado por ter feito.

(RF)O meu primeiro livro Sublime Amor contém poesias que fui escrevendo ao longo dos anos. Muitas poesias que acabei dando para namoradas, mas consegui preservar as que estão neste livro. 


(RF)- Meu segundo livro foi o Ventos da Paixão, é um livro com poesias mais amadurecidas,  que me alegrou muito, pois me confirmou que o objetivo que determinei para minha carreira estava começando a se cristalizar. Foi neste livro que publiquei como o Poeta do Amor.
 

(RF) - Meu terceiro livro é a Identidade Assassina, um livro que foi um desafio por se tratar do meu primeiro romance. A trama central do livro é a história de um serial killer em São Paulo.
 

(RF) - Meu quarto livro é o Fundamental como Amor reúne poesias que primam pela beleza dos textos ao retratarem o sentimento mais importante do ser humano: O Amor. O livro procura falar sobre os diferentes tipos de amor e as diferentes situações que são vivenciadas por quem ama.



(RF) - Refúgio da Alma é meu quinto livro e fiquei muito feliz com o resultado final, pois este livro contém uma poesia para a Helô Pinheiro, a Eterna Garota de Ipanema, que me fez uma dedicatória dizendo-se envaidecida com o elogio.
  

(RF) - No livro Negócios de Sangue, meu sexto livro, realizei um desejo de escrever uma história sobre um vampiro, sonho que tinha desde adolescente.É  a história de um Barão húngaro que vive no sul de Minas desde o século XVIII e pretende implantar seu reinado de horror em São Paulo, nos dias atuais. O livro foi escrito na forma de diários encadeados.
Realmente fica difícil dizer qual o livro ou a poesia preferida, pois cada trabalho tem sua motivação especial.



(RF) - Intenso como a vida é meu sétimo livro e foi lançado em 15 de maio deste ano, em São Paulo. As poesias deste livro estão mais amadurecidas, mais elaboradas, e todas elas procuram através de seus versos conversarem com a alma do leitor. A paixão, o amor, a separação, a saudade, o ódio e o perdão, estão presentes neste livro.
Posso dizer que a cada livro a minha realização espiritual aumenta e divulgar o amor é algo gratificante, o que me faz uma pessoa melhor a cada dia da minha vida.


(POEMAS) 4 – Quais artistas e poetas que são tua referência?    Cite livros e coloque um poema aqui que achar interessante para o leitor.

(RF) - Tenho vários poetas que admiro: Vinícius de Moraes, Castro Alves, Olavo Bilac, Pablo Neruda, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Clarice Lispector, entre outros.
Como artista admiro muito Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e posso dizer que gosto da Bossa Nova e de todos que participarão dela. Admiro muito artistas que quando compõe, e fazem letras que são poesias e neste caso poderia citar muitos, como Djavan, Ivan Lins, Agepê, entre ouros.
Na pintura gosto muito de Van Gogh, Matisse, Toulouse Lautrec entre outros.

Livros:
Forma e Exegese de Vinícius de Moraes.
Cem Sonetos de Amor de Pablo Neruda.
Insólita Metrópole de Paulo Bomfim.
O retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde.

(POEMAS) 5 – O que você diria para um artista ou escritor está iniciando sua vida artística e/ou literária?

(RF) - Diria a ele que não desista, pois apesar de ser uma carreira difícil é linda demais. Falaria ainda para sempre perseguir seus sonhos e fixar uma meta, assim o trabalho fica direcionado e com foco, tornando tudo mais fácil de conseguir  atingir os objetivos.

(POEMAS 6) O que você tem a dizer ao grupo de poetas, de Poemas à Flor da Pele, que você faz parte, que há mais de 9 anos reúne–se e luta pela arte e poesia. 

(RF) - O grupo Poemas a Flor da Pele do qual tenho a honra de pertencer, é um grupo que é voltado para a arte, a poesia, portanto é fundamental para a sociedade como um todo. Tenho a certeza que nós do Poemas a Flor da Pele seremos sempre um baluarte a favor da cultura.
Queria parabenizar todos os membros pelo esforço em prol da arte e da poesia. Amo todos vocês!!!


Reportagem concedida no mês de maio à Soninha Porto.
heisoninha@gmail.com
poemasflordapele@gmail.com




2 comentários:

soninha porto disse...

show!

edvaldo_rosa disse...

Poemas á Flor da Pele, cumpre com seu importante papel na divulgação da Cultura brasileira, com esta série de entrevistas com os seus membros. E Roberto Ferrari é um grande escritor, e um poeta sensivel. Meus parabéns á Poemas e Roberto Ferrari!

Postar um comentário

POEMEM-SE SEMPRE!
SEJAM BEM-VINDOS!

Fale Conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons