Estive pela primeira vez num evento Poemas à Flor da Pele em São Paulo, no ano de 2009, quando Doroty Dimolitsas, já representante do movimento, realizou um encontro naquela oportunidade, na Casa das Rosas, a convite de Frederico Barbosa, escritor e Diretor da Casa.
Foi um espetáculo emocionante, daqueles de nunca mais esquecer.
Ali firmei laços tão profundos com os amigos que lá estiveram, que alimentam-me a alma até hoje, aquela visão do teto coberto de rosas, acompanha-me sempre.
Lá estiveram entre tantos amigos do ORKUT, Jorge Vargas, Clau Assi, Verluci Almeida, Duda (saudades!), Mell Glitter, Fátima Queiroz, Joyce Neia, Enise, Kema O'liver, Lucia Gonczy e Arlete Bistocchi, alguns bem presentes ainda, outros nem tanto, mas estão todos aqui no meu coração.
Naquele momento, no mês de julho, comemorávamos 3 anos de atuação, saindo do virtual para o real.
Éramos pioneiros em encontros como esses e fazíamos a grande festa da poesia.
Passados 5 anos daquele dia memorável, estamos de novo em Sampa, para realizar mais um evento Poemas, onde, hoje, como Presidente da Associação Cultural Poemas à Flor da Pele criada em 2011, e desde este ano com contrato assinado por Doroty Dimolitsas, nossa Coordenadora /SP, com o Centro Cultural São Paulo. É a glória!
A Sala Adoniran Barbosa, com todos os equipamentos de som, luz, telão e técnicos à disposição, nos abraça e ilumina-se para promover a arte e a cultura. Foi divino!
Este dia 22 de agosto me emocionou, é muito talento junto, é a arte do encontro, da amizade da música, do canto e poesia. É muita arte e cultura sendo espalhada pelos ares de São Paulo, coisas que jamais pude prever lá nos meus delírios poéticos nos bate-papos do ORKUT, quando comecei em 2006.
A Diretora Geral Poemas, Claudete Silveira, acompanhou-me, vindas de Porto Alegre/RS.
Estávamos emocionadas e boquiabertas com o que conseguimos realizar. É um sonho que acontece todos os meses ali, onde gratuitamente levamos o melhor para o público.
Vieram especialmente de outros estados representantes do grupo Poemas, tornaram-se meus cúmplices deste momento de rara beleza e emoção, entrelaçamo-nos com a amizade, a poesia e a música e saímos todos certos de que fazemos a diferença.
A Basilina Pereira e Sigrid Spolzino Porto Pontes, de Brasília/DF), a Celma Capeche, Maria Do Carmo Bomfim, Rosângela Souza Goldoni (Niterói) e Telma Moreira do Rio de Janeiro e o Conselheiro Pinheiro Neto de Florianópolis/SC.
De São Paulo, da Associação Poemas estiveram presentes com sua poesia, Dú Karmona, Sonia Regina Parmigiano e Eliane Bezerra.
A Poemas agradece aos colaboradoras Lúcia Monteiro, Edson Monteiro e Marcos Bertazza (fotógrafos) e ao escritor e web designer Jairo Alves que vem todos os meses de São Vicente para o evento.
Naquela noite a escritora Madalena Daltro lançou seu livro Chiklit 2.
Agradecemos também ao músico Bill Brasil que brilhou com sua guitarra, junto com Li Guariglia no teclado, cantando e tocando suas músicas, entre elas Roda Gigante.
Julio Cesar de Souza, ex jogador do Corinthians, com deficiência auditiva, apresentou um concerto de piano, super especial aos presentes junto com a belíssima e talentosa cantora Ivni Freitas.
Ele falou sobre o Projeto Jogadas da Vida, que atende atualmente 200 mil crianças com dificuldades auditivas. Este foi um dos pontos altos do evento, onde todos ficaram muito emocionados com a sua exposição sobre o projeto, como foi sua trajetória como jogador, a doença que lhe acometeu, como reverteu em seu benefício e como pode, atualmente, ajudar outras pessoas, principalmente crianças.Maravilhoso!
Assistimos aos shows musicais de Seo Xico, violinista, dos músicos Rosina Santana, SP-Ramos e Marcos Antonio Fernandes Araújo.
Adriano Adiala, violinista e gaitista de fama internacional esteve imperdível e sempre que pode prestigia o Projeto Poemas à Flor da Pele, nesta noite acompanhou SP-Ramos e Dú Karmona em suas apresentações. Belo exemplo de generosidade.
Os poetas deram shows: Joel Oliveira com a poesia Alquimia, Jorge Esteves, Mavot Sirc, Vôgaluz Miranda, Makenzo Kobayashi, Ethel Naomi, Arturo Contreras OGringo da Cuíca e Neuza Pommer. Bárbaros em suas performanfes.
A Poemas à Flor da Pele é um movimento literário que agrega todas as manifestações artísticas: teatro, música, dança e está caminhando a passos largos para os seus 9 anos. Em outubro promete grandes novidades, em evento de rua, num momumento que está sendo restaurado, aguardem.
Estes momentos maravilhosos me arremetem sempre ao princípio da jornada:
Alguém acredita em meu sonho, Seu nome? Doroty Dimolitsas.
Soninha Porto
Poemas à Flor da Pele
heisoninha@gmail.com

Dora Dimolitsas (SP) e Soninha Porto (RS), escritoras e promotoras culturais do movimento Poemas á Flor da Pele
Júlio Cesar de Souza, em mais um detalhe.
Mavot Sirc, performance poética das boas (SP)
detalhe do performista Mavot Sirc
5 comentários:
Saudades!!!
Foi realmente uma noite muito especial!!!Momentos assim, guardamos no coração e fico muito feliz em compartilhar desse trabalho feito com tanto carinho e competência por todos!Um grande beijo!
Depois de ler este belíssimo texto ,
só me resta dizer que realmente Poemas é a força do amor total
e me sinto honrada em segurar com as duas mãos a bandeira da Poemas. E agradecer de coração a esta minha linda e querida amiga sonhadora Soninha Porto.
Dora Dimolitsas
Coordenadora da Poemas em São Paulo.
Ola queridos amigos...
Maravilha pura, arte mista.
Parabéns aos poetas e amantes das letras e afins.
Deixo meus aplausos e abraços a todos.
André Anlub
Fantástico momento!
Postar um comentário
POEMEM-SE SEMPRE!
SEJAM BEM-VINDOS!