05 maio 2014

8 Anos Poemas à Flor da Pele!

Poemas faz oito anos de trabalho árduo, cheio de efervescência e muito amor. 


Em 2006 no antigo Orkut, conheci Poemas à Flor da Pele, criada pela Soninha Porto. Havia no grupo do Orkut uma interação poética, sem grandes pretensões, mas Soninha já tinha planos em relação à Poemas;

Soninha formalizou um convite para eu entrar na comunidade para bate-papos e cafés virtuais, festivais de poemetos, de criação poética, concursos e etc.
Alguns poetas, amigos e artistas chegavam e agitavam a comunidade como Verluci Almeida, Maria Goreti Rocha, Denise Moraes, Bilá Bernardes, Basilina Pereira, Marco Araujo, Sandra Antonioli, Fátima Queiroz, Ge Fazio, Sigrid Spolzino, Eduardo Duda, Jorge Luiz Vargas, com suas poesias e artes, dentre outros tantos que faziam parte daquele espaço.

Nestes cafés todos fomos afinando uma linda amizade entre nós.

No mês de outubro de 2007 fui ao Congresso de Bento Gonçalves, um lugar maravilhoso onde rola solta a poesia e lá conheci Soninha Porto pessoalmente, foi o suficiente para que a amizade se consolidasse.A partir dali as conversas virtuais se intensificaram e surgiram ideias de ampliarmos as atuações da Poemas, como de criar nossas próprias antologias, proposta feita pelo coordenador do congresso de Bento, Ademir Bacca, e que todos nós assinamos embaixo. As três primeiras Antologias Poemas à Flor da Pele foram lançadas naquela cidade e acompanhei o lançamento das duas primeiras e eu também já participava do Café das 4. 

Em 2008 Soninha manifestou a intenção de tirar a Poemas do virtual e realizar em São Paulo, um evento que pudesse reunir amigos e agregar novos poetas, no aniversário de três anos da Poemas e perguntou-me o que eu achava da questão. Já representava o Proyecto Cultural Sur/Paulista, que faz os Congressos em Bento Gonçalves, então pensei: “Poemas à Flor da Pele, é um projeto Nacional com vários poetas ávidos para encontrar um espaço, onde todos possam se abraçar, se conhecer melhor, formar uma força, onde laços mais profundos possam se formar...”

Na Poemas já havia um expressivo número de poetas amigos, artistas plásticos, alguns músicos, dançarinos, então fui à Casa das Rosas, conversei com o Diretor Frederico Barbosa, que concordou em ceder o espaço para nosso evento e autorizou o lançamento da segunda antologia da Poemas, o que aconteceu em julho de 2009, das 18 ás 21,30 horas. Agradeço muito a este querido poeta e escritor Frederico Barbosa que foi o responsável pelo início da Poemas em São Paulo. Na ocasião pensei em usar o formato de evento que eu costumava fazer para o Proyecto, incluindo, poesia, dança, música e artes plásticas. Soninha Porto veio ao evento e o grupo Poemas compareceu em massa, de vários lugares do Brasil, o que resultou numa grande festa, foi um sucesso. Realizei eventos na Casa das Rosas, até que a casa cresceu muito, e a concorrência ficou muito acirrada, e o espaço estava bastante concorrido. 

Demos uma parada no projeto, até que em novembro de 2011, tive uma luz, lembrei-me do Centro Cultural, com espaços grandes, do formato ideal para os eventos da Poemas. Em reuniões com o Curador de Literatura, Cláudio Daniel, ele me deu a boa notícia de que o Centro tinha um sistema de concorrência anual e que eu apresentasse um projeto. Fiz a proposta, apresentei os vários trabalhos feito na Casa das Rosas, as antologias já publicadas pela Poemas, e fomos aceitos, firmando um contrato com aquela maravilhosa entidade. Nossa gratidão eterna a esta grande personalidade Cláudio Daniel, com um currículo invejável e que atuou de forma competente e sábia no Centro Cultural. No dia 14 de Março de 2012, com muita alegria, fé e determinação demos início ao projeto Poemas à Flor da Pele em São Paulo, com o primeiro evento sendo realizado na Biblioteca Alceu Amoroso, devido à reforma do Centro, com a presença de Soninha Porto, a Presidente da Associação, Iara Pacini, Diretora de Eventos, o Conselheiro Pinheiro Neto, as sócias Basilina Pereira, Clau Assi, Damáris Lopes, Marcia Tigani, Rosangela de Souza Goldoni, Sigrid Spolzino, Sonia Medeiros Imamura, as amigas Adriana leal, Joice Néia e Regina Zamora. 

Os eventos que se seguiram foram realizados no Centro Cultural e acontecem até os dias atuais. 

Muitas dificuldades enfrentei, por que trabalhar com cultura, requer um esforço maior, não há patrocínios, e sem um centavo, para trazer músicos de qualidade, dançarinos profissionais, e alguém disposto a ajudar, é uma tarefa quixotesca; Decidi criar o serviço de Buffet para arrecadar dinheiro, assim, posso eventualmente dar uma gratificação aos profissionais. Muitas vezes tiro do meu próprio bolso para que os eventos se fortaleçam. Mas vale a pena, os eventos Poemas à Flor da Pele, em São Paulo, hoje possuem um status internacional, pela qualidade, é desejado e sonhado por profissionais de todas as áreas, mesmo não dispondo de verbas procuro compensar aos artistas que me chegam, com uma divulgação maciça de seus trabalhos, o que transforma de imediato suas carreiras. 

De muito, tenho amizades com vários profissionais de Academias de Letras, entre eles jornalistas e representantes do Brasil no exterior, firmei parceria com a Jornalista e escritora Dyandreia Portugal, do Jornal Sem Fronteiras e outros jornais locais, que nos divulgam, dando a importância devida a cada profissional, abrindo espaços e valorizando os seus trabalhos, nisso estão incluídos os lançamentos de livros. 

Com essa jornada, nestes oito anos de existência, a Poemas deu um salto de qualidade e está no patamar de uma grande Entidade em prol da arte e da cultura no País, além de cada vez mais agregar amigos, poetas, músicos, dançarinos, profissionais das várias artes, dando também, um retorno significativo com grande visibilidade aos poetas que lançam seus livros em nossos eventos. 

Parabéns a todos os amigos que fazem hoje da Poemas um grande projeto, como Ana Luiza Conceição, Claudete Silveira, Iara Pacini, Jorge Dú Barbosa, Pinheiro Neto, Sandra Antonioli e demais membros da Associação Cultural que não conheço a todos, o meu abraço. 

Parabéns a todos os amigos que são representantes da Poemas nos vários estados brasileiros e até fora do Brasil, como Damáris Lopes, Clau Assi, Dyandreia Portugal, Jacqueline Aisenman, Dú Karmona e Sonia Regina Parmegiano, dentre outras, deixo aqui meu abraço. 

Parabéns a você Soninha Porto, que continua incansável no seu projeto de divulgar a arte e a poesia, o que me faz acreditar, que com trabalho e determinação é possível fazer acontecer. 

Parabéns a todas as amigas voluntárias, que colaboram comigo e estão doando seu tempo, como fez Célia Abila, por um período, e hoje chegaram a Dú Karmona e Sonia Regina Parmegiano, minha irmã Lucia, o Marcos, meu sobrinho Edson, enfim juntos realizamos um trabalho completamente voluntário, mas que tem transformado a cultura de nosso País e faz da Poemas um projeto nacional respeitado. Aquele abraço!

Mensagem de 29 de abril de 2014

Doroty Dimolitsas 
Escritora, Ativista Cultural, Produtora de Eventos
São Paulo/SP

6 comentários:

Dora Dimolitsas blog do Claudio Daniel disse...

Te amo Soninha Porto,obrigada querida, Poemas está impregnado em minha pele como tatuagem.

soninha porto disse...

Linda Doroty, te amo também!Bjs.

Verluci Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Verluci Almeida disse...

“Poemas à Flor da Pele, é um projeto Nacional com vários poetas ávidos para encontrar um espaço, onde todos possam se abraçar, se conhecer melhor, formar uma força, onde laços mais profundos possam se formar...” disse Doroty Dimolitsas.
E foi em julho de 2009 que tive esta oportunidade maravilhosa: abraçar Soninha Porto e Doroty na noite "Afinando Poemas" na Casa das Rosas, em São Paulo. Sou fã incondicional de vocês duas que já tem cadeira cativa em meu coração.
Depois em 2010, na Feira do Livro de Ribeirão Preto, reencontrei-me com Doroty. Amigas queridas, digo-lhes de coração: voces são duas poetas maravilhosas e sinto-me muito feliz por ter tido a oportunidade de conhecê-las e sermos grandes amigas. ❤ Amo vocês!!

soninha porto disse...

Verluci minha amada amiga assim como Soninha trago cada uma bem no centro de meu coração beijo grande querida.

Dora Dimolitsas blog do Claudio Daniel disse...

Amo ,amo muito cada uma de vocês.
Seu pudesse, e meu dinheiro desse, sempre estaria ao lado de vocês, em todos os momentos.
Beijos Dora

Postar um comentário

POEMEM-SE SEMPRE!
SEJAM BEM-VINDOS!

Fale Conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons