19 dezembro 2013

BOAS FESTAS!

BOAS FESTAS!!


Hoje gostaria de fazer uma pequena reflexão sobre o sentido da Festa Natalina, dentro da minha pessoal concepção. Lembro-me de minha infância e adolescência, meados das saudosas décadas de 70/80, época de grande agitação cultural, social e uma ditadura política no Brasil, onde os valores estavam começando uma grande transformação. O sentido do Natal, até então, não era meramente comercial como percebo hoje, mesmo porque o simbolismo nos presentes é o que importava. Ganhava-se uma bola ou uma boneca, e no máximo uma bicicleta e já estávamos felizes. Hoje o consumismo tomou conta e um constante bombardeio de produtos invadiram as Festas Natalinas, o que eu não compactuo. Antes também, as famílias se reuniam ao redor de grandes mesas, repletas de maravilhas feitas especialmente para a celebração da união e do amor, que duravam até dois dias, e dentro do simbolismo católico em que fui criada, apesar de hoje ser adepta da Doutrina Kardecista. Era muito bonito ver todos reunidos em uma grande confraternização no real sentido do renascimento, até presépios eram montados com todo o carinho e uma prece era feita por todos e isso ficou marcado em minha mente. Mas os valores éticos e morais mudaram com o tempo, e hoje, o que observo, é que em muitos lugares o que impera é o exagero.Pessoas comemoram o Natal como se estivessem em uma festa de Carnaval em Dezembro, regadas a muito álcool, comportamento alterado, música altíssima e que começam logo cedo, perdendo-se completamente o sentido e ocasionando diversos acidentes graves de trânsito por motoristas embriagados e ocorrências policiais por brigas e confusões familiares.
A festa de Ano Novo considero até mais comemorativa e alegre, pois representa a ilusória mudança de ciclo e início de um novo ano cronológico, e tal, mas sem cometer muitos exageros também. 
Não profetizando nada, mas talvez, daqui algumas décadas, se o sentido real não for fortalecido pela Igreja Católica, para as próximas gerações, o Natal perca totalmente o seu sentido religioso, transformando-se apenas em uma mera festa comercial.

"Um lindo Natal e um 2014 repleto de muitas realizações, Saúde, Amor e Paz!"



[por Reggina Moon]


Recanto das Letras 
Enviado por Reggina Moon em 19/12/2013
Código do texto: T4618099 
Classificação de conteúdo: seguro










3 comentários:

Ana Carol disse...

Pra você também!

Reggina Moon disse...

Muito obrigada Ana...Beijos!

http://odeclinardosonhos.blogspot.com disse...

Um feliz Natal!
bj
anacosta

Postar um comentário

POEMEM-SE SEMPRE!
SEJAM BEM-VINDOS!

Fale Conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons