01 setembro 2011

O III ENCONTRO ANUAL DE POETAS EM BÚZIOS, UM SUCESSO!

1















Flashes da cidade Armação de Búzios

Ter estado na exuberante cidade de Búzios, que nos anos sessenta foi o recanto especial da bela Brigite Bardot, é um sonho que se realiza para os integrantes do grupo Poemas à Flor da Pele, do Rio Grande do Sul, que esteve no III Encontro Anual de Poetas, a convite de Sonia Imamura, nos dias 25, 26, 27 e 28 de agosto, representada por Iara Pacini, Jorge Duarte Barbosa e Soninha – eu (risos) - de um Porto mais Alegre do que nunca.

Foram recebidos no Aeroporto do Galeão (Rio), por um representante da Empresa Humaitá Turismo, responsável pelo Transfer para Búzios, um trajeto de mais de 3 horas até o destino. Após a chegada, Leandro dos Santos, o dono da empresa, levou-os à Pousada Via Mar, na Rua do Sossego, 223, onde foram recebidos pelo gerente Ednaldo e Antônio Carlos, pessoas atenciosas e simpáticas. Na mesma noite, jantaram no centro da cidade, e ali já puderam curtir a beleza do lugar.

Grupo indo pro CEMEI


No dia 26, os grupos Poemas à Flor da Pele e Fazendo Arte foram em ônibus cedido pela Secretaria Municipal de Educação ao CEMEI - Centro Municipal de Educação Infantil - Fundação Bem-Te-Vi.

Era visível a plena confratenização dos poetas, artistas e escritores presentes, numa mistura de sotaques cariocas, gaúchos, paranaenses e paulistas:
Affonso Estebanez, Mary Lovely (Maria da Guia), Leda Lucia, Manoel Virgilio, Bethinha Rodrigues, Damáris Lopes, Marcos Barhone, Jorge Barbosa, Celma Capeche, Maria Lopes, Soninha Porto, Iára Pacini, Sandra Antonioli, Telma Moreira, Edna Fialho, Rosangela Rogoldoni, Verônica Almeida e dos atenciosos Sonia, a anfitriã, Jesusa Perez, Zezé Couto, Nancy Cobo, Gisele Lemos e Rui Carvalho.

Soninha Porto, Sonia Medeiros Imamura,
Carolina Rodrigues e Alan Câmara

A secretária de Educação e Ciências, Carolina Rodrigues, o subsecretário de Comunicação e Cultura, Alan Câmara, e as Sônias, representantes dos grupos abriram o evento para professores, alunos e comunidade, que ali estavam atentos e curiosos a receber o grupo.














Expectadores se divertem e Iára Pacini dá seu recado

O encantamento era recíproco no Conversando com o Escritor, que foi realizado em 2 blocos. O primeiro com os escritores e poetas, os gaúchos Iara Pacini e Jorge Duarte Barbosa, os cariocas Afonso Estebanez, o sonetista Manoel Virgílio, mais a representante do grupo da Poemas no Rio de Janeiro, também artista plástica, Telma Moreira.








Marcos Bahrone, Estátua Viva e Bethinha na dança

A conversa foi intercalada com apresentações da coreógrafa e professora de dança Bethinha Rodrigues e o artista performático, Marcos Bahrone, com a sua instigante estátua de representação. Foram momentos de total descontração, onde todos puderam ver as excelentes performances: ela, em dança, e ele com diversos textos poéticos, entre eles Shakespeare, proporcionados a esse público mais que especial.

Edna Fialho, Gisele Lemos,
Leda Lúcia e Jesusa Perez,
Soninha ao microfone

No segundo bloco do bate-papo, autores deixaram seus recados para os jovens, como a atriz Leda Lúcia, Edna Fialho, o musicista Rui Carvalho, Jesusa Pérez e Gisele Lemos. Rui e Gisele apresentaram o conto musical didático, Viagem da girafa Sofia, com pequenos fantoches de dedos, muito apreciado pela plateia.

Estavam entre os espectadores membros da ALAB, Academia de Letras e Artes de Búzios, e da ARTPOP, Academia de Artes de Cabo Frio.


As atividades foram encerradas com uma mesa repleta de lanches, salgados, doces, pastas, cafés, sucos, partilhados por todos, jovens e convidados.


Gisele Lemos, autora de Signos do Amor e Leda Lúcia

Às 20h, prosseguindo com a animada programação os grupos e convidados dirigiram-se à Pérgola da Praça Santos Dumont, onde aconteceu o café literário, coquetel e lançamentos de livros dos autores Jesusa Perez - Poesia minha terapia; Gisele Lemos - Signos do Amor; Dyandreia Portugal - Palavras Sem Fronteiras; Soninha Porto – DoEu; Embaixador Sérgio Nogueira Lopes - Colunas Sociais e Jorge Barbosa com Não sou Eu.
Jorge Barbosa fala poema do seu livro



Dyandreia Vallverde Portugal, de Cabo Frio,
fala seu poema da
Antologia Poemas à Flor da Pele, volume 3

Oficialmente foi lançada no Rio de Janeiro, naquela noite especial, a Antologia Poemas à Flor da Pele, volume 3, muito procurada no evento.

Ornamentava o local as obras das artistas plásticas, Noggi Vélez e Dábaris, e estiveram prestigiando
a diretora de eventos da ARTPOP - Cabo Frio, Dyandreia Valverde Portugal e seu marido Fábio Valverde, também ARTPOP; Membros da ALAB, o artista plástico Alfredo Rainho, a poetisa Beth Braga e Amaro Vaz, poeta e escritor de Macaé, entre outros artistas e poetas da região..

No dia 27, sábado, pela manhã, a Empresa Tour Shop ofereceu um passeio de trolley - veículo aberto - aos participantes do encontro.
No trajeto, durante as paradas e observações nos mirantes pode-se apreciar as deslumbrantes paisagens de Búzios, em todos os seus ângulos, e conhecer as praias da região.

Depois do almoço no Restaurante Shalon, o grupo foi recebido por Michelângelo, coordenador de Cultura da Búzios e membro da ALAB.
Após breves saudações de Soninha Porto, da Poemas e Sonia Medeiros Imamura, do Fazendo Arte em Búzios, aconteceram shows musicais e de dança que alegraram os presentes.




















Marcos no teclado, dá show e Da Ghama com seu reggae


JBarros, com o sertanejo de raiz

O cantor Marcos Assumpção, de Niterói, esteve excelente em seu variado repertório com textos de Florbela Espanca e músicas da MPB. A graça do reggae do carioca Da Ghama, e do excelente paulista radicado em Búzios, sertanejo de raiz, J. Barros, foram o ponto alto do evento.













Bahrone e Bethinha talentosos!

Destacaram-se, ainda, a bailarina e coreógrafa da cidade de Maringá/ PR, Beth Rodrigues e o talentoso ator Marcos Bahrone, com o monólogo de Shakespeare. Ele foi surpreendido e ficou bastante emocionado, quando o poeta Afonso Estebanez, leu um poema criado pelo guarda municipal Simões, ao assistir na praça a perfomance do ator como Estátua Viva.

Leda Lúcia, Marineves, B@BY
e Bahrone na praça Santos Dumont


O evento na Praça foi encerrado com récitas dos poetas presentes e lá estiveram, também, as escritoras Sonia Maria Grillo,a B@by, Marineves Rodrigues, o artista plástico e escritor Alfredo Rainho, a artesã e poetisa Maria Elena Olivares, a artista plástica Márcia Medeiros, entre outros.

O evento encerrou-se no restaurante BOOM, rua Manoel Turíbio de Farias, 110, no centro como não podia deixar de ser, com um sarau poético e distribuição de livros e brindes.
Sonia Imamura

Sonia Imamura homenageou os amigos e parceiros de seu grupo e anunciou o projeto da Antologia I Fazendo Arte em Búzios, com lançamento previsto para Dezembro de 2011; sorteou entre os presentes estadias em hotéis e brindes do comércio local, que fizeram do evento um verdadeiro sucesso.
Afonso Estebanez e o troféu 5 anos da Poemas

Soninha Porto premiou os amigos e poetas cariocas Manoel Virgílio, Beth Braga e Afonso Estebanez, com o troféu 5 anos Poemas à Flor da Pele, por atuações destacadas no período.

Nós, promotores da arte e da cultura, ficamos felizes com a colaboração recebida de tantos que deram brilho ao evento, como a parceria da Associação de Hotéis de Búzios, que possibilitaram tantas cortesias a diversos convidados, estas que primaram pelo bom atendimento como a Pousada Villa Bela, a Pousada El Parador, a Pousada Via Mar a Pousada Barlavento e também o Condomínio de Samara e Alfradique.


Foram 4 dias memoráveis, bem acomodados, cobertos de atenções e gentilezas, onde puderam curtir a cidade e o espetáculo de música, dança e poesia do III Encontro Anual de Poetas Fazendo Arte em Búzios, promovido por essa valente guerreira, Sonia Medeiros Imamura, com o total apoio do grupo Poemas à Flor da Pele.

Endereço da Pousada Via mar





Grupo no CEMEI


No domingo pela manhã (28), houve dispersão do grupo, e foi o momento de andar de escuna pela península de Búzios. Esse passeio foi regado a água, refrigerantes e caipirinha, além de paradas para mergulho no tour, que durou cerca de duas horas e meia. O roteiro mostrou as praias dos Ossos, Azeda, Azedinha, João Fernandes, João Fernandinho, Tartaruga, Amores, Virgens e do Canto, além das ilhas Branca e Feia. Soninha Porto e Sandra Antonioli viveram esses momentos especiais.


Soninha Porto
www.soninhaporto.com
contatos:
heisoninha@gmail.com
fone 51-82230759







8 comentários:

Soninha Porto disse...

Comentário recebido de Maria Clara Segobia, Presidente do Instituto Nelson Fachinelli de Porto Alegre.

Soninha, formiga atômica. PARABÈNS!!!!!!!!!!
Realizadora dos teus sonhos e dos outros ,onde a soma e a divisão surge o SUCESSO.
Muito trabalho, muito sacrificio, muitos tapas na cara, muitos abraços apertados, muitos pbrigado, muitas realizações.
Para quem tem um sonho como o teu e acredita nele, nada impedirá de realizá-lo.
Soninha GUERREIRA!
Este material documentado mostra que tudo valeu a pena.
Muitos pensam fazer,mas apenas poucos, os mais loucos executam.
Tuas loucuras te fazem merecedora das tuas conquistas, principalmete amparada por um grupo de loucos que acreditam que é possivel somar nas diferenças.
Obrigada por me mostrar que é possivel.
Obrigada por me fazer acreditar que ainda existem pessoas que fazem a diferença e lutam para um nundo melhor,ou pelo menos um espaço para viver e sobreviver com mais amor e respeito pelo outro.
Que continue a realizar sonhos,
Carinhos, Maria Clara

Soninha Porto disse...

Eu estou encantada por ter participado de tão especial momento.

Telma Moreira disse...

Coisa mais linda, amada!
Colocando magia no relato e nos fatos... Lá, onde foi tudo mágico e inesquecível!
Búzios nos impregnou de encantos... E Búzios ficou impregnada pela arte!
Parabéns por mais isso... Perpetuar tantos momentos lindos!
Já um gosto de saudade, uma vontade de...mais!

Diana Balis disse...

Soninha Porto o Evento Fazendo Arte em Búzios 2011 foi especial, e com a presença de vocês, Poetas do Sul, Poemas à Flor da Pele, com a organização da Sonia Medeiros e da Cidade nos recebendo com carinho, as poetas Chilenas, artistas e músicos, tudo foi muito lindo!
Sabe, quando saía da Cidade de Búzios vindo ao Rio de Janeiro, fiquei surpresa em ver um cartaz do Evento na entrada da Cidade, nossa! super lindo!
É um viva a Cultura, um viva a poesia. Até o próximo encontro! Parabéns!
Beijos a todos, já com saudades.
Diana Balis, Rio de Janeiro.

Soninha Porto disse...

Linda Flor dos Pampas, seu diário de bordo ficou maravilhoso. Postei um comentário justificando a minha ausência em Búzios. Fui, dia 26, a Cachoeiro de Itapemirim (minha terra natal) receber diploma de Membro Correspondente da ACL (Academia Cachoeirense de Letras). No próximo evento estarei presente, se Deus permitir.
Parabéns! Grande abraço!

Saudações poéticas
Jandyra Abranches

Soninha Porto disse...

Amiga que maravilha ficou a postagem. Tentei postar mas n consegui, creio que terei q ir no Blog... Vou lá Obrigada por estar me ajudando a caminhar...Bjus

Edna Fialho

Soninha Porto disse...

Amigos fico hoinrada de receber os comentários de vocês, realmente o evento foi grandioso, só tenho a agradecer a Deus por me permitir ver tão lindos momentos!

rosangelaSgoldoni disse...

Fiquei encantada com tudo e todos:
o evento,
a organização,
os poetas e suas poesias,
os artistas.
Agradeço a oportunidade de tê-los conhecido e pretendo revê-los em outubro, quando do lançamento da Antologia.

Rosângela de Souza Goldoni

Postar um comentário

POEMEM-SE SEMPRE!
SEJAM BEM-VINDOS!

Fale Conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons