31 maio 2010

Biografia de um promotor da literatura contemporânea no gênero fantástico



Na minha opinião um autor para ser bom tem de ser engajado, tem que ir a luta, tem de defender o ideal de muitos, tem de se confundir com as buscas de seu tempo e de, além de ter certo apuro na linguagem, amar e fazer emanar o seu amor pelo que faz. De quem estamos falando? Você vai saber ao ler as próximas linhas dessa postagem





Não é de hoje que se vê a crescente participação de escritores nas redes sociais, principalmente em comunidades, fóruns, sites e blogs, tematizando enredos fantásticos. Do mesmo modo, são muitos os que se concentram numa produção mais voltada para o terror , um bom exemplo é o editor e escritor Ademir Pascale. Como são muitos os que se dedicam a divulgação do gênero, deixo a sugestão ao leitor para que procure no Google a modalidade que prefira, seja Contos de Terror, Poesia, Autores, Livros, Coletâneas... Encontrará de tudo em sua busca.
O que não posso deixar de mencionar é que esse jovem tem feito crescer em grande escala a produção de qualidade dos trabalhos de novos autores tanto no âmbito virtual como nas vias impressas. Entre os mais dinâmicos, dedicados e dono de um talento invejável, o escritor e editor Ademir Pascale possui um grande carisma e tem, por isso uma grande capacidade de aglutinar talentos dos mais diversos padrões para dar um formato de incontestável literariedade e plasticidade aos seus trabalhos. Eu o conheci quando lançava Zines de Terror na web. Já denotavam sua grande qualidade. Hoje, organiza seleções temáticas muito criativas para compor coletâneas que incluem grandes nomes e autores estreantes. Em seu histórico o editor soma ao currículo a formação de linguista, escritor e crítico de cinema. O Ademir é paulista
nascido em 1976 e sua origem italiana pode ter contribuído para sua sanguinidade criativa e a explosão de um talento incomum na rede. Movendo mundos para obter resultados naquilo que faz, ele adota sempre uma postura positiva e engajada, conseguindo envolver a muitos. Suas escolhas são muito felizes quando quer começar a produção de coletâneas, tem sempre na seleção de um designers e na sugestiva linguagem um segredo de sucesso. Sempre ao lado Elenir Alves, outra autora que merece menção, promove o maior alvoroço nas produções de propagandas e informes como banners, blogs e convites, o que agradecemos por estar sempre inovando o estilo de fazer dol livro uma verdadeira obra de arte e dedicação.
Por meio de entrevistas ( muito bem elaboradas por sinal) ou ainda pela proposta profissional de seus projetos é, enfim, um ativista brasileiro em favor da cultura e da expansão da produção literária no gênero fantástico.
Sobre o seu trabalho no ramo literário, sabe-se, segundo a biografia que apresenta no seu site Cranik , que desde 1998 tem publicado crônicas, contos e resenhas críticas nos diversos meios de comunicação; algo facilmente constatável pelas buscas que fazemos nos sites de buscas. Ele vai a todos os meios para divulgar seu talento e dos seus cooperados. É um onipresente das mídias virtuais, parceiro de muitas páginas e contribuinte imediato do novo autor que procura por um espaço de exposição de suas obras.

Não bastasse tudo isso, idealizou também o projeto de inclusão social intitulado "Vá ao Cinema!", no qual teve aprovação do Ministério da Cultura para a captação de recursos em 2007. Tudo só vem comprovar seu engajamneto e a busca de um projeto amplo que envolva as pessoas numa inclusão cultural que atinge tantas esferas. Ademir Pascale tem, atualmente, testemunhas de seus feitos em toda a rede. Eu sou uma delas.
Apesar de trabalhar sempre em favor da renovação cultural, o Ademir , como crítico de cinema, já esteve ao lado de consagrados artistas do cinema brasileiro, entre eles: Lina Chamie, Tata Amaral, Fernando Bonassi e Toni Venturi, dramturgos e escritores que despontamno cenário com sucesso e reconhecimento, como: Gerald Thomas Sievers, Luis Eduardo Matta, Flávio Calazans, Helena Gomes, Nelson Magrini, Flávia Muniz, Rosana Rios, André Carneiro, Márcia Frazão, Reinaldo Polito, André Vianco, Roberto Causo, Jorge Luiz Calife, Antônio Carlos Secchin e Moacyr Scliar (Membros da Academia Brasileira de Letras).
Um currículo, como vemos invejável. Deixo abaixo a sua bibliografia, porque, por muito que se fale do editor Ademir Pascale, quem melhor fala pelo artista são suas obras; então confira:

Obras Publicadas:

- O Desejo de Lilith (romance de horror/policial, Draco, 2010)
- Poe 200 Anos: Contos Inspirados em Edgar Allan Poe
(Organizador da Coletânea juntamente do escritor Maurício Montenegro, 2010 - SP)


- Metamorfose: A Fúria dos Lobisomens (Organizador da Coletânea) - All Print: Lançamento: dezembro de 2009 - SP




- Draculea: O Livro Secreto dos Vampiros (Organizador da Coletânea) - All Print: Lançamento: agosto de 2009 - SP
- Invasão (Organizador da Coletânea) - Giz Editorial: Lançamento: setembro de 2009 - Bienal do livro - RJ
- Audiolivro: Cinema - Despertando seu olhar crítico - Editora Alyá, 2007
- Jesus e os Manuscritos Proibidos - Editora CBJE, 2004

Antologias das quais participou:
- Contos Imediatos (Conto: O olho que tudo vê) - Terracota, 2009
- Revista Scarium Especial Mulheres n° 25 (Conto: Diabólica), 2009
- Paradigmas 2 (Conto: Frei François) - Tarja Editorial, 2009
- Caminhos do Medo (Conto: Mr. Sheol) - Editora Andross, 2008
- Anno Domini (Conto: Cassandra Corbu) - Editora Andross, 2008
- Contos Fantásticos nº 12 (Conto: Cassandra V.2) - Editora CBJE, 2008
- Contos Fantásticos nº 13 (Conto: O Caminho do Samurai Kin) - Editora CBJE, 2008
- Contos Fantásticos nº 15 (Conto: Zé Tristonho ) - Editora CBJE, 2008

Como Organizador:

  • Coletânea de contos "Metamorfose: A fúria dos lobisomens" (All Print - 2009)

Veja mais em: http://www.cranik.com/metamorfose.html

  • Com o escritor Maurício Montenegro, a coletânea comemorativa "Poe 200 anos: Contos Inspirados em Edgar Allan Poe" (All Print - 2009)

Veja mais em: http://www.cranik.com/poe_200anos.html

  • Coletânea de contos "Invasão" pela Giz Editorial (2009)

Veja mais em: http://www.cranik.com/invasao_coletanea.html

  • Coletânea de contos "Draculea: O Livro Secreto dos Vampiros" (All Print - 2009)

Veja mais em: http://www.cranik.com/draculea.html


Lançando pelo Brasil afora, agora, para nosso deleite o autor investe na criatura do gênero que invadiu há bom tempo o folclore regional das cidades do interior do país, principalmente em Minas e no Paraná, não excluindo sua influência em estudos e pesquisas de outros estados e na própria produção literária dos grandes centros tendo-os como tema; falamos aqui do LOBISOMEM.

Antes que me esqueça, concomitantemente o autor tem lançado a coletânea que trata de modo inédito no país das figuras mais assustadoras do pedaço... falo dos ZUMBIS. Já viu um por aí? Se não, não perca a oportunidade para conhecê-las melhor, através de muitos olhares e mãos. Quem os traz até você é o próprio Ademir por meio de sua organização. Então está tratado, nos encontramos nas páginas dos enredos mais espetaculares da contemporaneidade. Leiam ZUMBIS!

Ficamos aqui por enquanto


Todas as

0 comentários:

Postar um comentário

POEMEM-SE SEMPRE!
SEJAM BEM-VINDOS!

Fale Conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons