26 dezembro 2009

Mozart no Futuro




Foto no blog Pé de Página sobre a
Biblioteca Multicultural Mundo da Leitura,
inaugurada no último dia 15 de outubro,no Bairro Restinga,
junto à Unidade ACM-RS Vila Restinga Olímpica.



Querid@s,


Desde de o início de 2009, tenho trabalhado intensamente na Fundação Educacional Shirley Ann Sullvan (SASEF), como vocês já sabem. É uma ONG aonde todos são voluntários, ninguém é funcionário ou empregado. Trabalhamos para colaborar um pouco na melhoria da educação de nossas crianças e jovens.E é isso.Nada mais do que isso.
Mas, talvez, vocês não saibam como é difícil! Como é difícil não esmorecer, não desistir. Colocar um projeto em prática requer muito mais do que escrever um belo texto: requer conceder, abrir mão de coisas, de tempo, limpar, esfregar o chão, ir a reuniões protocolares, ouvir muitos "nãos", ouvir que o projeto é "lindo", mas que não é a prioridade do governo agora,  tratar de bibliotecas. Além disso, tratar de individualidades e de vaidades, até mesmo minhas, não sou perfeita e não tenho a menor chance de ser canonizada. Quando começamos a esboçar o projeto da The International Reading Corner - Safe Spaces to Discover the World, tínhamos a vontade, algum dinheiro e o coração cheio de intenções que foram esbarrando em burocracias vazias e baratas. Até chegarmos na ACM-RS, que nos recebeu muito bem. Como é bom poder trabalhar em um local sério, realmente preocupado com as crianças e não com os holofotes.


Mas, infelizmente, holofotes são necessários para conseguirmos mais verbas para a Biblioteca Mundo da Leitura e para outras que pretendemos abrir com o passar do tempo. Por isso, fui atrás de pessoas que conheço, que de alguma forma dei uma força no início de suas caminhadas. Pensei que essas pessoas, agora que estão "por cima da carne seca", poderiam nos dar uma força na mídia. Isso sempre ajuda. Sabem o que aconteceu: nada! Não respondem ao celular e nem ao e-mails. Aliás, agora consegui falar com uma "assessora" que ficou de me dar um retorno, mas já faz três semanas e nada....é a realidade é dura, cruel.. CRACK, NEM PENSAR!!!!! Nem pensar também em dar um retorno para quem ajudou a entrar na UNESCO, na Prefeitura de Porto Alegre, essas coisas básicas.


Vingança? Não, não é esse o espírito, mas sim,  saudar pessoas que não conhecíamos e que tem se mostrado tão preocupadas com o futuro de nossos jovens:


Gunter Axt, historiador, intelectual, um cara inteligentisimo, que compreendeu que queremos apenas ajudar e fez um comentário muito bacana no seu blog Pé de Página, nos deixando superfelizes, pois esse tipo de midia demonstra que fazemos um trabalho pequeno sim, mas com credibilidade e finalidade.


Cândida de Carli, publicitária, pessoa impressionantemente apaixonada pela vida, com espírito vivaz, que conseguiu que a Applebee´s nos abrisse espaço, mesmo nos conhecendo há pouquíssimo tempo. Amante de Capra e Maturana, como eu!


Mas, em especial, devo contar uma pequena história, para que vocês, meus queridos poetas, artistas e pessoas infinitamente mais cultas do que eu (muito pragmática!)não pensem que sou tão negativa. Coloquei, sem qualquer pretensão, o projeto em um grupo de livros infantis da rede social Linked In. Assim, só para constar mesmo. Um casal de austríacos (ele é austríaco e ela é brasielira) leu e simplesmente entraram em contato conosco. Ele é editor de livros e ela escritora de livros infanto-juvenis! Dá para acreditar? Seu último livro, Mozart no Futuro, foi lançado em português, inglês e alemão. Eles simplesmente doaram um volume em cada idioma para a Biblioteca. E tem gente que não acredita em redes sociais! Para esses um aviso: redes são feitas de pessoas e são as pessoas que fazem TODA a diferença ness mundo!


Em fim, como presente de Natal, recebi dia 24 de dezembro os três volumes vindos da Áustria, de pessoas que apenas conheço pela internet, mas que tiveram alma, coração e desprendimento para colaborar com uma simples biblioteca na Restinga....sim, podemos ter fé nas pessoas. Mas a pergunta continua: porque é tão difícil mobilizar as pessoas mais próximas, enquanto que pessoas do outro lado do mundo ajudam sem pestanejar? Alguma teoria?


Um grande abraço para tod@s, cheio de carinho e certeza de que podemos mudar o mundo: uma criança de cada vez!

0 comentários:

Postar um comentário

POEMEM-SE SEMPRE!
SEJAM BEM-VINDOS!

Fale Conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons