13 dezembro 2009

JAAK BOSMANS À FLOR DA PELE

Esse amigo do orkut e do Ning, não conheço pessoalmente, mas sempre que conversamos tenho a impressão de conhecê-lo há muito tempo. Coisas da virtualidade e talvez da sensibilidade. Minha homenagem a ele, em agradecimento por ter aceito ser jurado de nosso concurso para a escolha do poema oficial do Projeto Paquetá.  Estamos lhe aguardando aqui nesse espaço.Obrigada.





À flor da minha pele

É na flor da minha pele que estão meus versos
Minhas loucuras, minhas guerras
Lugar de sustentar agonias, insônias e pernilongos.
Flor de desperfumes sem caules sem pétalas,
Apenas produz o pólen dos meus sentires.
É a flor que enraíza no meu coração,
Sensíveis marcas de amor e de dor.

Jaak Bosmans


Biografia


-Arthur Jaak Wilfrid Bosmans-


Nasceu em Belo Horizonte em 29 de novembro de 1950.
Iniciou estudos de música aos sete anos, como pianista.
Preferiu o caminho da música popular, do blues, e do jazz, formando bandas bastante conhecidas na época, entre elas o Vox Populi, partindo em seguida para composições próprias, em parceria com o saudoso poeta Adão Ventura, quando obteve alguns prêmios em diversos festivais.
Cursou a Escola de Belas Artes Guignard como aluno ouvinte, por não ter ainda idade para ingressar na escola através do vestibular.
Incentivado por Adão Ventura, Jaime Prado Gouvêa, Valdimir Diniz, Carlos Roberto Pellegrino, Murilo Rubião, OrlandoCavalcante, entre outros que formavam a equipe do Suplemento Literário do Minas Gerais, publicou seu primeiro conto em 1972 “ A Lanterna Vermelha”.
Professor de cinema e literatura na Universidade do Triângulo.
Junto com a Professora de Literatura, Drª Kenia Maria de Almeida Pereira, criou e coordenou o curso de especialização ”O Cinema e a Literatura na sala de aula”, com aprovação total junto à instituição e com resultados de grande expressão junto aos alunos, que realizaram individualmente um vídeo poema de um poeta brasileiro, apresentado como trabalho final do curso. Foi quando deu início à criação de suas “POEMAGENS”.
Uma linguagem que vem alimentar toda uma geração imagética, no sentido de recriar o gosto e a participação mais ativa no contexto literário principalmente da poesia.

'Recebe agora várias homenagens como o criador deste movimento que a cada dia vem crescendo entre artistas de vários segmentos.
Jaak participa com suas poemagens em várias comunidades orkutianas, tem seus poemas no Recanto das Letras, no Mural dos Escritores, no Clube da Língua Portuguesa, Colméia Literária entre muitos outros.
Cônsul setorial de Poetas Del Mundo, participou da comissão organizadora do 1º Encontro Poetas Del Mundo em Belo Horizonte, quando recebe do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa, o Título de HUMANISTA HONORIS CAUSA em razão da excelência de sua obra a favor dos DIREITOS HUMANOS.
Coordenador e diretor de marketing do núcleo ARTFORUM –BRASIL XXI- Belo Horizonte.

0 comentários:

Postar um comentário

POEMEM-SE SEMPRE!
SEJAM BEM-VINDOS!

Fale Conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons