13 dezembro 2009

Mírian Warttusch, a dama da Música e da Poesia

Essa amada artista é um encanto de pessoa, basta ler seus poemas, ouvi-la em suas performances e ler a avaliação que fez dos participantes do Concurso do Projeto Paquetá, com conhecimento do assunto e com uma generosidade maravilhosa, fiquei sua fã incondicional, minha homenagem a ela, pela sua beleza, vitalidade invejável e pela sua grande capacidade de poetar!




Aconchego louco 
 

Quando me aqueces no aconchego louco
Me pergunto se "tudo" não é ainda "pouco"!
Devassas horas de sofreguidão e insanidade,
Ardentes corpos fundindo-se na eternidade!

Amante tão viril me tocas, me possuis,
Olha-me toda com olhos tão azuis...
Mas quando fechas teus olhos destemidos,
É porque desmaiamos na dor destes sentidos

Que nos consomem de gozo, sem piedade,
Nesta entrega de total leviandade...
Não te contentes, por favor, não vá embora...

Fica um pouco mais, ardamos nesta hora...
Sobram ainda minutos, eu quero te sentir...
Me tenhas de novo... depois, podes partir...

©Mírian Warttusch




Mírian Warttusch, nome artístico de uma escritora de alma sensível e apaixonada que afirma já ter nascido poeta e sonhadora.
São Paulo a viu nascer na década de 40, no bairro de Tatuapé, onde paisagens magníficas como as da Mata Paula Souza estavam preservadas e intocadas em suas belezas naturais e serviram de cenário para sua infância de sonhos poéticos e inesquecíveis.
Ela e seu pai adentravam essa floresta e ali os dois passavam horas deslumbrantes, ele a tocar seu violão e ela a cantar, o que lhe preenchia a alma e a preparava para anos mais tarde fazer aflorar seus dons de poeta e compositora.
Numa primeira tentativa, aos oito anos dedicou alguns versos para sua irmã Marília, colocando-os em seu livro de Recordações, sem todavia mencionar o autor. Nesses versos, o poeta exaltava a beleza da mulher: “ledo sorriso tu tens, por entre ele a escapar, um fio de tão alvas pérolas, deixando a furto brilhar” e até hoje Mírian se penitencia por essa injustiça.
Escreveu muito nos anos 60. Em seu livro “Sonho e Realidade”, muitos poemas são uma autobiografia da autora, e foi ainda nessa década, que em parceria com o poeta Dr. Coryntho Baldoíno, ela escreveu lindos poemas para o livro “Uma Odisséia no Tempo”, mas infelizmente Dr. Coryntho faleceu antes do lançamento da obra.

Casou-se no ano de 1975 e desse casamento teve três filhos. Ficou afastada dos meios literários por quatro décadas.
Retornou com a obra “Programa Cultural Planeta Azul e Verde” que se compõe de vários projetos ecológicos, contendo histórias, músicas e textos teatrais direcionados para a educação infanto/juvenil.
Atualmente é autora de poemas, sonetos e crônicas em diversos sites e através da Internet conheceu dois maravilhosos sonetistas, Jenário de Fátima de Brasília e Nizardo Wanderley de Natal, com os quais iniciou uma parceria poética romântica e inusitada, e hoje Mírian/Jenário e Mírian/Nizardo são conhecidíssimos e aclamados autores virtuais.
Foi por ocasião do Natal de 2007 que ao receber pela Internet, o soneto “Fantoche”, de Jenário de Fátima, respondeu-lhe com outro soneto “Desajustes de Natal” e assim, a cada soneto que ele lhe enviava, ela lhe respondia com outro soneto. Aconteceu, pouco tempo depois, com Nizardo, que ao lhe enviar o soneto “Amor de Net”, teve a surpresa de Mírian lhe responder com o soneto “Internautas Apaixonados”.

Os três sonetistas resolveram brindar seus leitores com uma edição com nada menos de 150 envolventes sonetos – 35 de Jenário, 35 de Nizardo e 70 de Mírian - que lhes trará deliciosas surpresas. O livro tem seu lançamento previsto para fevereiro de 2009, pela Editora Mar de Livros.

É patronesse e autora de todos os hinos das Academias Estudantis de Letras:

PADRE ANTÔNIO VIEIRA
MONTEIRO LOBATO
CECÍLIA MEIRELLES
JOSÉ GUIMARÃES ROSA
RAQUEL DE QUEIRÓZ
MÁRIO QUINTANA
RUTH ROCHA
LYGIA FAGUNDES TELLES
VINÍCIUS DE MORAES
ANTÔNIO FRANCISCO (EM APODI NO RN)
CORA CORALINA
PEDRO BANDEIRA
MACHADO DE ASSIS
CASTRO ALVES
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Autora do Programa Cultural Planeta Azul e Verde, com um conteúdo de oito projetos linkados a ele, contendo músicas, peças de teatro, histórias em quadrinhos e o primeiro CD desse Programa, com 20 músicas, enfocando “Animais em Extinção”, poderá ser adquirido através da internet no site da Livraria Virtual, www.mardelivros.com

0 comentários:

Postar um comentário

POEMEM-SE SEMPRE!
SEJAM BEM-VINDOS!

Fale Conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons